quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O desemprego desceu? É urgente um governo de esquerda.

Hoje foi divulgada uma estatística que nos diz que o desemprego em Portugal desceu umas décimas! Os partidos da coligação de direita e a generalidade dos comentadores económicos exultam com este estrondoso êxito do programa de ajustamento.
Pois podem “limpar as mãos à parede”! O desemprego desceu, mas está longe dos valores do início do programa. O desemprego desceu porque subiu demasiado e algum dia tinha que inverter a tendência. O desemprego escusava de ter subido o que subiu se o programa de ajustamento tivesse sido outro que não este.
A inevitabilidade do programa, tal como foi implementado, não tem justificação racional. Equilibrar as contas públicas tinha sido possível sem a degradação da procura interna que levou à falência de muitas pequenas empresas.
Como devia ser sabido pelo governo 90% do emprego está nas pequenas empresas. Só um aumento da procura interna, como cuidado de implementar as medidas indispensáveis para acautelar o aumento das importações, pode gerar emprego.

Num inquérito realizado pelo INE aos empresários sobre a competitividade, a primeira causa apontada por estes, para não efetuarem investimentos foi a não existência de uma procura interna com significado. Inverter esta situação só é possível alterando as políticas “supply side” até aqui seguidas, o mesmo é dizer, alterando o governo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário