quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Acudam! Um governo de esquerda vai trazer um novo resgate!

A direita fala de despesismo e da ameaça de novo resgate. E valem argumentos contraditórios; Portas ridiculariza a verba que os pensionistas vão receber, porque é demasiado pequena, mas logo a seguir alguém diz que o orçamento do Estado vai estar perigosamente em risco com o despesismo sem controlo que aí vem, prenunciando um novo resgate.
E antipatrioticamente gritam aos quatro ventos o risco que os investidores correm. São os jornais, afeitos na sua maioria ao neoliberalismo, é Paulo Rangel no parlamento europeu. Há realmente um risco real de os investidores se assustarem, mas é a direita que o está a provocar ao transmitir para o exterior a sua visão da catástrofe que se avizinha. Os matemáticos dizem que a Economia é um sistema caótico de tipo 2, querendo com isto dizer que as previsões que se fazem vão influenciar os resultados. E parece ser esse o objetivo da direita:assustar os mercados para depois assustar o cidadão e influenciar o seu voto no futuro.
Ao fim de quatro anos em que a narrativa do défice serviu para retirar poder de compra aos portugueses, é mais que altura de recompor as coisas. As famílias e as empresas estão endividadas: a divida dos particulares representa 98,5% do PIB e a das empresas 182,6%. Ou seja é mais perigosa esta divida que a divida publica (148,2% do PIB). É usual comparar a nossa situação com a Grécia, dizendo que Portugal está melhor. Não é inteiramente verdade. A divida publica portuguesa é menor que a grega, mas a privada é muito superior. Muito dos esforços para reduzir a divida publica, retirando dinheiro da economia, têm feito aumentar a divida privada.

Quando se mexe numa variável económica há implicações em todas as outras e o mérito de uma projeção macroeconómica está na determinação dos “multiplicadores”, indicadores que medem o impacto de uma mexida numa variável nos resultados do orçamento. Por exemplo, se se aumenta a pensão de uma pessoa carenciada, ela terá grande propensão para consumir no comércio local. Parte desse dinheiro reverte imediatamente para o Estado sob a forma de IVA. O fornecedor, se a procura for significativa, poderá empregar alguém que estava desempregado, que deixará de receber subsídio de desemprego – economia para o Estado - e passará a pagar impostos e a descontar para a segurança social. Portanto a perda de receita inicial do Estado pode ser compensada e até suplantada. O cenário macroeconómico apresentado pelo PS foi elaborado por um economista que é doutorado por Harvard, e quadro superior do Banco de Portugal, portanto merece, pelo menos, algum respeito. E é inadmissível pensar que os “multiplicadores”, que ele utilizou no cenário, não tenham sido determinados com máximo rigor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário