quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A taxa de utilização dos transportes publicos.

Na TVI, a sumidade que dá pelo nome de Marques Mendes, explica-nos que é um escândalo ter taxas de ocupação nos transportes publicos da ordem dos 25 a 30%!!!
Oh Sr. Dr. vou tentar explicar com um exmplo, que essas taxas não são assim tão más! Imaginemos a linha de Sintra. Um combóio que transporte as pessoas para o trabalho, de Sintra para Lisboa, no inicio do dia deve vir cheio. E tem uma taxa de 100% naquele percurso. Mas depois volta para trás, suponhamos sem ninguém, para ir encher outra vez. Nos dois percursos a taxa já se reduziu a 50%. Se admitirmos que durante o resto do dia o comboio anda para cá e para lá, obviamente com poucos utilizadores, então a taxa cai a pique.
Quando se dimensiona o transporte tem que se olhar sempre aos periodos de ponta. Claro que Vossa Excelência faria o contrário, dimensionaria o combóio para o periodo morto, o que daria um combóio de hora a hora. E de manhã, com o devido respeito, iria Vossa Excelência, transportar os restantes passageiros de Sintra para Lisboa às cavalitas!

1 comentário: