sexta-feira, 4 de maio de 2012

Numa loja perto de si...

O estratega que planeou a campanha de marketing está de parabéns: pela módica quantia de 30.000 euros de multa, a Jerónimo Martins conseguiu uma visibilidade notável. Presidente da Republica, Ministro da Economia e de Várias Outras Coisas, comentadores politicos, população em geral, falaram e discutiram a campanha. Bravo pela eficácia comunicacional. Sob o ponto de vista social e politico, a campanha foi nojenta. Primeiro porque a escolha do dia não foi inocente, foi uma reles provocação. O dia 1 de Maio é o dia do Trabalhador, e independentemente do juízo negativo que compreensivelmente se possa ter sobre o Partido Comunista e a Intersindical, este dia devia ser respeitado. Segundo, porque a prática de dumping é ilegal no nosso país. Não é aceitável que alguém cumpra as leis que lhe dão jeito e deite às urtigas aquelas que impõem constrangimentos. Terceiro, porque veio apelar à avidez desenfreada, pondo à mostra a falta de civismo dos cidadãos que lutavam por um pacote de margarina, evidenciando o terceiro-mundismo lusitano. Quarto, porque é degradante ver um comerciante que usa o seu poder negocial para esmagar as margens aos seus fornecedores, atirar com umas migalhas aos seus clientes e estes agradecerem. Por falta de sentido crítico. Compreendo que a dignidade seja sacrificada quando há fome, choca-me quando o que está em causa são 50% de desconto. Que civilização é esta? Que se passa neste país?