terça-feira, 27 de setembro de 2011

Então agora a coisa está dificil?

Miguel Relvas afirmou hoje que o Governo nunca escondeu que Portugal tem pela frente "um caminho de dificuldades".
Talvez não tenha escondido, mas fez o possível por não mostrar!

Acabou-se a Grande Velocidade. Viva a Velocidade Alta

As alterações propostas para o Projecto TGV mais do que razoáveis, são úteis. Mas se não havia dinheiro para o TGV onde é que está o dinheiro para duas linhas de velocidade alta?

A actual, inédita e perigosíssima crise educacional





Confesso o meu desprezo pelos profetas que querem salvar a Pátria do abismo que ameaça afundá-la. Nuno Crato (porque acha que as Novas Oportunidades deram canudos sem dar conhecimento), José Viegas (porque acha que senão fizermos nada, daqui a dez anos ninguém sabe quem foi Mozart), Santana Castilho (porque acha que Passos Coelho não ligou nenhuma às extraordinárias propostas que ele lhe fez), Mário Nogueira (porque acha que os professores deviam ganhar mais e trabalhar menos), Medina Carreira, (porque acha que está tudo mal).




Em 1968, o signatário desta mensagem fazia parte da juventude perdida, andava vestido como o jovem da esquerda, cabelo comprido, calças boca de sino com franjas.


Sem a palavra redentora dos citados profetas, e não tendo sido aluno do Colegio Académico - foi decerto um milagre que o salvou da perdição. Mas continua ingrato: nunca foi a Fátima agradecer à Senhora.


As minhas desculpas aos "Dias que voam" por ter usurpado a imagem e os meus agradecimentos ao Miguel Carvalho por ma ter mostrado

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entrevista de Passos Coelho

Corre por aí alguma justificada indignação por Passos Coelho ter admitido durante a entrevista na RTP 1, poder ser necessário auxílio suplementar quando acabar o programa de ajustamento em curso. Ao que parece os jornais económicos internacionais pegaram no tema, o que é obviamente negativo para a nossa imagem.
Será que alguns destes indignados, que no passado nacusavam José Sócrates de ser mentiroso, percebem agora, porque razão um Primeiro Ministro se deve abster de pessimismos?

O jornalismo da treta

É mau jornalismo debitar as simples opiniões de especialistas como se fossem factos irrefutáveis ou previsões cintificas.
Quem leia um título "A Grécia deverá saír do euro" poderá julgar que o jornalista conhece e analisou a matéria, mas não! É preciso ler o lead da notícia para perceber que se trata da simples opinião de um qualquer economista. Por mais competente que este seja, a sua opinião não passa de uma opinião.
Como neste país há quem goste de estar sempre a dar a sua opinião, o jornalista da treta tem sempre matéria para trabalhar. O Prof Catroga fala sobre o buraco da Madeira, Ferreira do Amaral sobre a nossa saída do euro, Passos Coelho sobre a possibilidade de um novo pacote de ajuda externa, o Prof. Marcelo sobre tudo, e mais alguma coisa. E no dia seguinte lá temos um cabeçalho sensacionalista com a opinião transformada em douta e cientifica previsão.
Como dizia um amigo meu: há muita gente com opiniões, mas pouca gente que pense.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Estatistica, essa ciência incompreendida...

No Expresso de sábado passado, João Duque, relata dois casos de alunos do secundário, analfabetos, que têm vindo a passar imerecidamente de ano. Com base nesta amostra "representativa", João Duque infere que a escola pública produz uma cambada de ignorantes. E termina com um apelo ao Ministro da Educação: "Vai-te a eles Nuno Crato!"
Sugiro modestamente a Nuno Crato que, aproveitando as gentis tréguas em vigor oferecidas pela FENPROF, explique a João Duque os conceitos básicos da estatistica.

A Lógica, essa disciplina incompreendida...

A propósito do caso João Jardim, Carlos Abreu Amorim no forum TSF de hoje:
1 - "Tenho dúvidas que os factos tipifiquem um crime..."
2 - "O Tribunal de contas, o Instituto Nacional de Estatística, o Banco de Portugal e todas as demais entidades do Estado ou da administração directa que têm a missão de fiscalizar o regular desempenho orçamental das entidades da administração, falharam. Isto parece um facto absolutamente inquestionável".

Traduzindo, este senhor acha que a ocultação de informação é um acto de menor gravidade, mas o que é grave é quem fiscaliza não se ter apercebido.
Esta "lógica" levar-nos-ia longe: o criminoso está desculpado se a polícia não o apanhar a tempo e portanto é esta quem deve ser castigada.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Esta gente é perigosa

Passos Coelho foi cortar fitas a Viseu. E disse:
1 - "por erros de concepção, houve várias escolas, sobretudo desta nova vaga, que foram reabilitadas ou feitas de novo ao nível da Parque Escolar", que levaram ao "aumento dos encargos com consumos eléctricos muito para além daquilo que é normal" nas escolas.» [JN]
2 - "as escolas feitas pelo Parque Escolar custaram o dobro, ou o triplo, daquilo que custaram as escolas de iniciativa dos municípios.
Não acredito que Passos Coelho saiba analisar consumos energéticos nem saiba comparar custos de edificações diferentes, pelo que deduzo que estas bocas foram "sopradas". Seria normal e aceitável se estivesse apenas rodeado por gente séria, mas infelizmente isso é estatisticamente impossível. Preocupa-me porque temo que as informações que lhe transmitem são intencionalmente distorcidas.
Estou a ser desconfiado? Estou sim senhor!
Não confio no senhor Fernando Ruas? Não senhor!
Dêem-me números!, que é assim que eu gosto de formar opinião.

Oposiçao responsável

A propósito do congresso do Partido Socialista, a coligação PSD-CDS veio clamar pela necessidade de uma oposição responsável. Pessoalmente não podia estar mais de acordo, por isso faço votos para que o PS não faça o mesmo que esses partidos fizeram ao governo do Engº Sócrates.

sábado, 10 de setembro de 2011

Afinal quem quer que o Estado se meta em tudo?

Se o Estado despenalizar a eutanásia está a intrometer-se na vida de cada um ou está a dar liberdade de escolha? Como no caso do aborto, a direita reclama que a esquerda quer legislar sobre assuntos que são do foro pessoal. Mas o argumento é exactamente o oposto: a legislação impeditiva existe hoje e isso limita a minha liberdade de escolha.
Numa pequena crónica de Ana Cristina Leonardo, hoje no Expresso, a autora raciocina sobre o assunto com uma lógica que me escapa e termina dizendo “pela minha parte, gostaria que o Estado não se metesse na minha morte”.
Pois eu também. Por isso quero que a legislação seja mudada.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Catarse ou ingenuidade?

Chovem criticas dentro do PSD. Quando não são sobre as forma de comunicar do governo, são sobra as medidas em si.
Serão sinceras? Se sim, serão catarse? Ou será ingenuidade de quem acreditava num D. Sebastião vindo de Massamá?
Serão táctica? Aliviar um pouco a pressão que inevitavelmente tem tendencia a subir?
Entretanto, como mandam os manuais, é atirar com as culpas para o governo anterior!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O problema de "comunicação" de Passos Coelho

Perante as reacções negativas de muitos sectores da nossa vida social, às comunicações dos ministros das finanças e da saúde, muitos lideres do PSD entendem que a "comunicação" não está a ser bem feita e que é necessário explicar as razões das medidas que estão a ser tomadas.
Na minha opinião, o problema de comunicação não está no presente mas no passado: quando fez crer vários ingénuos que o corte nas despesas era fácil e que nos iria poupar da receita do aumento dos impostos. Por isso chumbou o PEC IV. Agora aguentem-se à bronca.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Passos a passos - Opinião - DN

Passos a passos - Opinião - DN . Obrigado a Fernanda Câncio por este registo.

Vasco Graça Moura

Ouvi há pouco Vasco Graça Moura lamentar-se: ...que em todos os países ocidentais é essencial a existência de uma classe média forte,...que é muito importante que seja bem comunicada a razão deste ataque dos impostos à classe média, etc.
Bom, se o Vasco estava genuinamente à espera que o PSD fizesse diferente e conseguisse o milagre de reduzir o défice sem mexer nos impostos, então está perdoado pelos seus ataques sistemáticos e desbragados aos governos do Partido Socialista.
Está perdoado, quer dizer eu perdoo, mas fico desiludido com tamanha ingenuidade.